segunda-feira, setembro 29, 2008





Foi um momento especial que aconteceu este fim de semana no pavilhao do Bairro de Janeiro na Amadora.


A Escola Basket de Queluz participou no seu 1º torneio, com a participação de 3 equipas, sub 8, sub 10 e sub 12.


É com grande orgulho que assistimos ao desenvolvimento dos escalões de formação do Clube Basket de Queluz, brilhantente comandados pelos seus treinadores, Andreia, Carlos e Hugo, assim como todo o enquadramento humano, Alexandra, Paulo, Ana que estão sempre presentes para assegurar todos os promenores.


E como diz o lema, "Todos juntos somos melhores"


Parabéns pelo vosso trabalho.

Alterações às regras para 2008/2008



Para a época desportiva que se inicia e a partir de 1 de Outubro de 2008, são alteradas as seguintes regras:


Art. 4.3 Equipamentos

Deixa de ser permitido o eventual uso de t-shirts por baixo da camisola oficial de jogo.


Art. 25.2.3 Jogador que cai no chão

É uma jogada legal quando um jogador, que segura a bola, cai e desliza no chão.


Art. 28.1.3 Bola passada para a zona de ataque

A bola passa para a zona de ataque de uma equipa quando, durante o drible da defesa para o ataque, ambos os pés do driblador e a bola estão em contacto com a zona de ataque.


Art. 30.1.2 Regresso da bola à zona de defesa

Não será mais violação se um jogador, saltando da sua zona de ataque, estabelecer uma nova posse de bola para sua equipa enquanto ainda estiver no ar e cair então na zona de defesa da sua equipa.


Art. 31 Interferência e intervenção ilegal

Se um jogador tocar a bola, tendo passado a mão ou o braço através do cesto de baixo para cima, é uma intervenção ilegal (e não uma simples violação), com todas as consequências aplicáveis pela regra.


Art. 36.1.4 Falta antidesportiva

Se um jogador defensor provocar contacto com um adversário por detrás ou lateralmente, numa tentativa de parar um contra-ataque e for o último defensor entre o atacante e o cesto, então o contacto deverá ser julgado como antidesportivo.


Art. 38.3.1 Falta técnica

Uma falta técnica poderá ser sancionada contra um jogador por rotação excessiva dos seus cotovelos (sem que ocorra contacto).


Em 2010 (competições de alto nível) e em 2012 (competições de nível médio), entrarão em vigor alterações, entre outras, como a mudança de forma da área restritiva de trapézio para rectângulo e o afastamento da linha dos três pontos de 6,25 m para 6,75 m.