quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Análise CNB 1 - Planeta basket 10.02.2010

O Apagão e a Superação

Classificação: / 6
FracoBom
Escrito por Planeta Basket
10-Fev-2010

Depois de duas vitórias autoritárias sobre adversários difíceis, nada faria supor que o líder da Zona Sul fosse derrotado em casa por 23 pontos de diferença (58-81). O Algés tinha vencido todos os jogos em casa, e por uma diferença média de 15 pontos.
O Montijo foi assim o autor da maior proeza da jornada e confirmou-se como um autêntico especialista em jogar fora. Das 5 derrotas que o Montijo sofreu no campeonato, 4 aconteceram em casa e só 1 fora. Tão surpreendente como o súbito apagão do Algés foi a superação dos Atómicos. Os Atómicos estão quase condenados à descida de divisão. Venceram até agora apenas 1 jogo, ao seu companheiro de fim de tabela, o União da Madeira. Não é fácil nestas circunstâncias uma equipa encontrar motivação para se bater de igual para igual com outra que segue na parte superior da classificação. Mas foi isso que os Atómicos conseguiram no encontro com o Gaia. Ao perderem pela diferença de apenas 2 pontos (56-58), foram os autores da segunda proeza da jornada.

Na Zona Norte, até à 14ª jornada, em cada 3 jogos, 2 acabaram com vitória da equipa da casa. A 15ª jornada foi a excepção e todas as equipas a jogar em casa perderam, com os visitantes a marcarem em média por jogo mais 14 pontos que os visitados. O FC Porto bateu a Sanjoanense (72-87), enquanto o Vale de Cambra foi à Madeira vencer o União (38-71) e o Guifões derrotou os Salesianos (61-77). Ao Infante de Montemor aplica-se perfeitamente a frase “Ano Novo Vida Nova”. Em 2010 ainda não perderam, com 3 vitórias em casa e 2 fora, a 2ª das quais nesta jornada em Valença (66-75). Finalmente o Olivais, depois de perder em casa na jornada anterior, e com 4 derrotas consecutivas nos jogos fora de casa, foi a Aveiro obter uma importante vitória sobre o Beira-Mar (68-75).

Mais uma vez os 5 primeiros venceram todos e a tabela não teve praticamente alterações. FC Porto (14v/1d), Vale de Cambra (12v/3d) e Gaia (11v/4d) mantêm-se nos 3 primeiros lugares. Guifões e Infante de Montemor partilham o 4º (9v/6d) e Valença e Olivais o 6º (7v/8d). O Beira-Mar aparece em 8º (7v/7d) mas tem 1 jogo a menos, o que lhe dará acesso ao 6º. Sanjoanense (6v/9d), Salesianos (5v/10d), Atómicos (1v/14d) e União da Madeira (1v/13d) continuam a ocupar os lugares do 9º ao 12º.

A contar para a poule especial, o Benfica recebeu e venceu o CAR Jamor (107-83) num jogo onde se marcaram 190 pontos, a 2ª marca do campeonato a seguir aos 200 do FC Porto-Beira-Mar na jornada anterior. Também os 107 pontos do Benfica constituem a 2ª marca, a seguir aos 110 do FC Porto. O CAR Jamor apresentou-se sem cinco dos seus jogadores, o que não impediu o equilíbrio da 1ª parte (53-52), mas na 2ª metade a superioridade atlética do Benfica veio ao de cima, em conjunto com alguma vantagem de maturidade. O jogo foi disputado de uma forma empenhada por ambas as equipas do princípio ao fim e isso permitiu a elevada marcação, apesar de ninguém ter facilitado na defesa. O desgaste dos “levezinhos” do CAR foi-lhes afectando a percentagem de lançamentos e o Benfica foi abrindo a vantagem até aos 24 pontos da diferença final.

Por contraste a este jogo de qualidade, na Tapadinha assistiu-se a um dos encontros mais fracos da época, embora sempre muito disputado. Nas deslocações ao continente o Micaelense depara-se com o mesmo problema das equipas que se deslocam aos Açores. Viagem de avião no dia do jogo, com chegada ao pavilhão em cima da hora e sem poder cumprir um horário adequado para refeição não permitem que a equipa se apresente nas melhores condições para jogar. Pelo seu lado o Atlético apresentou-se desfalcado de vários dos seus jogadores mais utilizados, o que fez com que o seu habitual estilo de jogo só pontualmente se tivesse observado. Não se pode acusar nenhuma das equipas de falta de empenhamento, mas a falta de “rodagem” deste Atlético e a condição deficiente do Micaelense nivelaram o jogo por baixo. Se houvesse estatística disponível, decerto que o número de perdas de bola não seria muito diferente dos pontos marcados. No final dos 3 primeiros períodos a diferença foi sempre de 1 ponto (16-15), (27-26) e (37-36) favorável ao Atlético. A 2 minutos do fim ainda assim se mantinha (43-42) e já se tornara evidente que muito dificilmente alguma das equipas chegaria aos 50 pontos. Até ao final só o Micaelense marcou 1 cesto de campo e 2 em 4 de lances livres na sequência de faltas para parar o jogo. O Atlético não conseguiu converter em nenhuma das posses de bola de que dispôs, ficando o resultado final fixado em (43-46) favorável ao Micaelense.

Nos restantes jogos da Zona Sul o destaque vai para a 5ª vitória do Basket Queluz, em casa sobre o Moscavide (71-65 após prolongamento), mostrando que quem pensa o jogo pode ultrapassar as suas próprias limitações. As vitórias em casa do Benfica sobre o Albufeira (80-58) e do Imortal sobre o Cruz-Quebradense (78-66), e fora do CA Queluz sobre o Olhanense (54-70) têm de considerar-se normais face aos desempenhos anteriores.

O Benfica voltou a igualar o Algés no 1º lugar (12v/3d) e o Montijo mantém o 3º (10v/5d). No 4º lugar continuam CA Queluz e Imortal (9v/6d) e o Atlético desceu ao 6º, que partilha com o Micaelense (8v/7d). Moscavide (7v/8d) e Olhanense (6v/9d) ocupam os 2 últimos lugares de acesso ao Play-off, e o Basket Queluz (5v/10d) é 10º. Cruz-Quebradense e Albufeira continuam nos últimos lugares (2v/13d)

Os próximos jogos disputam-se em:

Zona Norte

Dia 13 de Fevereiro

Olivais-FC Porto às 15.00h no Pav. Engº Augusto Correia

Atómicos-Sanjoanense às 17.00h no Pav. de Oliveira do Bairro

União da Madeira-Gaia às 17.00h no Pav. F. Franco

Guifões-Beira-Mar às 18.00h no Pav. Mun. De Guifões

Vale de Cambra-Valença às 18.00h no Pav. do Vale de Cambra

Dia 14 de Fevereiro

Infante de Montemor-Salesianos às 17.00h no Mun. De Montemor-o-Velho

Zona Sul

10 de Fevereiro

CAR Jamor-Moscavide às 21.15h na FMH

Dia 13 de Fevereiro

Albufeira-Montijo às 16.00h na Escola Secundária de Albufeira

CA Queluz-Atlético às 17.00h no Pav. Henrique Miranda

Cruz-Quebradense-Olhanense às 18.30h no Pav. Carlos Alberto Carvalho

Basket Queluz-Algés às 21.00h no Pav. Henrique Miranda

Dia 14 de Fevereiro

Micaelense-Benfica às 16.00h na EBI Canto da Maia


Moscavide-Imortal às 17.00h no Pav. do Moscavide

Parabéns Zando

Bom dia,

Em nome da equipa de seniores do CBQ, queremos aproveitar para dar os parabens ao nosso atleta Zandonaide Silva que foi pai pela primeira vez de uma menina (podes comprar uma caçadeira ;) lol), o que é sempre um motivo de celebração e de contentamento para todos nós.

Ao longo da vida surgem muitos desafios, em que nos esforçamos para os superar com sucesso, desta forma desejamos ao Zando, as maiores felicidades para si e para a sua família nesta nova etapa de acrescida responsabilidade.

Parabéns Zando

domingo, fevereiro 07, 2010

Clube Basket de Queluz 71 - 65 A.C.Moscavide

Este sábado, recebemos e vencemos após prolongamento o A.C. Moscavide por 71-65.

A análise mais detalhada em breve.