quinta-feira, outubro 16, 2008

O que deves fazer para agradar ao teu treinador?



O que deves fazer para agradar ao teu treinador?

Escrito por Mário Barros
20-Set-2008


Os treinadores adoram os jogadores que tudo fazem para tornar a nossa tarefa mais fácil. O basquetebol é um desporto colectivo sendo da tua responsabilidade contribuir para o sucesso da equipa.


Independentemente daquilo que todo o mundo possa pensar de ti, provavelmente a pessoa mais importante para o teu desenvolvimento como futuro jogador de basquetebol é o teu TREINADOR; presta toda a atenção às suas mensagens e àquilo que elas podem significar. Mesmo nos momentos de crítica o teu treinador não te quer humilhar mas, tão-somente, corrigir.

Considera um privilégio jogar basquetebol; faz o teu melhor e dá o máximo do teu esforço sempre que competes, quer nos treinos, quer nos jogos. Não tenhas medo de falhar, assume a responsabilidade nas decisões que tomas e nunca apontes o dedo aos teus colegas.


Procura saber qual é o teu papel na equipa; muitos de vocês querem ser os melhores lançadores mas nem imaginam como os treinadores gostam dos grandes defensores ou ressaltadores, daqueles jogadores que dão tudo sem exigir nada em troca; para estes há sempre lugar nos cinco iniciais e muito tempo de jogo.


Por último, procura ser leal para o teu treinador e colegas de equipa respondendo de forma positiva a todos os desafios propostos sem antecipares o resultado final porque em todas as circunstâncias, quer ganhes, quer percas, estás a crescer e a construir o teu futuro. Os “ grandes ” jogadores não precisam de ser “empurrados” pelo treinador para fazer o seu melhor e disputar cada jogo com muita intensidade e concentração.


Finalmente, deixem o vosso treinador estar calado no banco a gozar o espectáculo; nem imaginam o gozo que isso dá.

Os maiores êxitos desportivos no ano 2008.

Um abraço do,
Mário Barros

quarta-feira, outubro 15, 2008

1x1 com Luis Frederico


És um dos jogadores mais antigos do CBQ e um do capitães. O que representa para ti este clube?

Este clube para mim começou como um grupo de amigos, que sempre gostaram de jogar basquetebol, a maior parte vinha da escola do Clube Atlético de Queluz, clube onde passei a maior parte da minha carreira nos escalões de formação e onde tenho os meus melhores amigos, os quais acabaram por se juntar neste novo clube o CBQ.

Desde a formação inicial, muitos elementos entraram e saíram ao longo dos anos o único que resistiu desde que entrei foi o Grosas meu companheiro de algumas “batalhas” juntamente com o João Cabral (o nosso treinador) que apesar de ter aparecido mais tarde, tem sido o grande impulsionador deste novo projecto.

Neste momento o CBQ já faz parte da minha vida, apesar de ainda continuar a jogar e irei faze-lo enquanto sentir a alegria para isso. Acabei por ficar envolvido, devido ás mudanças que o basquetebol em Queluz tem sofrido ao longo dos últimos anos, faço parte da direcção desde a fundação, com todo o orgulho e motivado com este novo projecto que vi crescer e que agora se vai cimentar no panorama basquetebolistico.



Quais são as expectactivas da equipa para este inicio de época e o que pode melhorar em relação ao ano passado?

As expectativas este ano são as melhores, temos um grupo maior, a equipa está mais forte, trabalhamos mais que em outros anos, a qualidade e o empenho nos treinos está a superar as expectativas, só temos de a manter.
Só posso esperar uma época mais positiva

Os elementos mais antigos estão mais motivados e os novos até à data têm-se integrado da melhor forma e têm correspondido ás expectativas.

O primeiro objectivo é os Playoff, penso que temos toda a capacidade para alcançar esse objectivo. É fundamental encararmos cada jogo como se fosse uma final, só assim poderemos alcançar os nossos objectivos, para evitar alguma passividade em certos jogos.

Se trabalharmos sempre como equipa e pensarmos como grupo e não no nosso ego penso que temos condições para realizar uma excelente época.




Como tem sido o primeiro mês e meio de treinos?

Têm sido de muito trabalho e de muita entrega por parte de todos os elementos, mas só assim será possível alcançarmos os nossos objectivos e realizar uma boa época.
Espero que a equipa se mantenha sempre assim unida nos bons e nos maus resultados e que a comparência nos treinos se mantenha igual desde o primeiro ao último dia.



Quais as expectativas para o jogo da 1ª jornada, com Sport Lisboa e Benfica B?
Jogo difícil no estádio da Luz, mas penso que ao longo dos anos, pelos resultados que temos obtido contra o Benfica que podemos ir para este jogo com alguma confiança, respeitando sempre o adversário que apesar da sua juventude tem algumas armas que nos podem criar algumas dificuldades.
Estou confiante no trabalho que temos desenvolvido e uma vitória contra o Benfica fica sempre bem.



Sendo um dos jogadores mais antigos da equipa, que menssagem tens para os que acabaram de chegar?

Desejo os maiores sucessos, quer a nível desportivo e pessoal. Até ao momento têm se integrado da melhor forma, espero que dentro do grupo a competição seja o mais saudável possível e que ao longo da época apesar de uns jogarem mais do que outros, que a união se mantenha.
Só todos juntos poderemos fazer uma grande equipa.

11 concelhos para te tornares melhor jogador


1. Deves estar sempre em óptima condição física.

Apesar de não poderes melhorar características inatas, como a altura, a tua condição física depende exclusivamente de ti e do teu trabalho diário. Não há razão para que alguém esteja em melhor condição física que tu!



2. Tens de trabalhar muito para desenvolver as tuas capacidades individuais.

Todos os jogadores querem ser estrelas, mas apenas alguns estão dispostos a trabalhar duro, não só durante os treinos, mas também nos tempos livres. É este trabalho que te vai permitir desenvolver os fundamentos principais que necessitas para te tornares um grande jogador.


3. Desenvolve o teu lançamento.

É importante treinar lançamentos de curta, média e longa distancia. Todavia, para te tornares um bom lançador deves começar por saber lançar bem de zonas próximas do cesto, pois tal vai-te permitir desenvolver uma boa mecânica de lançamento. Só depois te deves afastar, de forma progressiva, do cesto. O esforço físico necessário para realizar um lançamento longo vai-te obrigar a alterar a técnica de lançamento e desta forma podes vir a criar vícios e defeitos que dificilmente conseguirás corrigir no futuro.


4. Torna-te um bom lançador da linha de lances-livres.

É uma fase específica do jogo que só depende de ti. É necessário muito treino e muito trabalho individual no desenvolvimento da técnica e rotina deste tipo de lançamento, bem como uma grande concentração e confiança. O treino de lances livres após carga física é fundamental para simular situações de jogo.


5. Aprende a driblar com as duas mãos, sem olhar para a bola.

Este é um trabalho que deve partir de ti e que podes desenvolver em todo o lado (a andar pela rua, a ver TV ou mesmo a ouvir música). Deves ser capaz de driblar com ambas as mãos mantendo ao mesmo tempo a cabeça levantada. É importante que percebas que o drible deve ser usado para criar uma situação de vantagem, provocando desequilíbrios na defesa e não apenas para fazer malabarismos com a bola.


6. Aprende a passar bem a bola

Aproveita os ensinamentos dos teus treinadores em relação à técnica de passe (passe de peito, passe picado, passe de ombro) e depois aplica-te a desenvolvê-la por ti próprio, ao fazer pontaria a um ponto de uma parede, por exemplo (objecto fixo) ou com um amigo, praticando passes em movimento. Outro componente fundamental é o timing do passe, que te vai permitir fazer o passe na altura certa, assim como adivinhar um passe da equipa adversária e interceptar a bola.

7. Bloqueia o teu adversário directo na tabela defensiva

Quando a equipa adversária lança ao cesto, todos os defensores devem fazer bloqueio defensivo. Deves manter-te entre o cesto e o teu adversário directo, mantendo contacto visual com a bola e o cesto e contacto físico com o teu oponente. Excepcionalmente podes esquecer o contacto visual com a bola e centrar toda a tua atenção no teu adversário directo caso ele seja mais alto e mais forte fisicamente. Deves também ter a noção que apenas 25% das bolas lançadas voltam na direcção do lançamento

8. Saber quando lutar pelos ressaltos na tabela ofensiva

Se és um jogador interior e uma das tuas tarefas na equipa é ressaltar, deves acreditar que os teus companheiros de equipa vão falhar sempre! É obvio que será melhor para ti que eles marquem, mas se falharem estás lá tu. Deves tentar antecipar para que lado a bola vai cair e em seguida movimentares-te rapidamente para a alcançar. Debaixo das tabelas, existe muito contacto físico e deves estar preparado para o aguentar.


9. Joga de forma agressiva (não violenta)

O basquetebol é um jogo de contacto. Deves estar preparado para aguentar o contacto físico e para usá-lo em teu benefício. É muito mais fácil controlares o teu adversário directo na defesa e no ataque através do contacto. Não tenhas medo do contacto, procura-o.


10. Estuda o jogo

Conhecer e perceber o jogo é fundamental para o teu desenvolvimento enquanto jogador. Aprende com os ensinamentos dos teus treinadores, lê livros e artigos sobre o jogo. Assiste a vários jogos de diferentes equipas e tenta perceber a razão que está por trás de cada acção. Observa atentamente os pormenores dos jogos entre grandes equipas, pois é precisamente nesses pormenores que se decidem jogos, campeonatos e que nascem os grandes jogadores.

11. Mantém um bom estado psicológico

A tua condição mental é outro dos factores fundamentais sem o qual nunca terás sucesso. O principal problema de alguns grandes talentos que nunca se tornaram grandes jogadores foi a incapacidade de manter uma estrutura mental forte que lhes permita reagir a situações de pressão. Um jogador forte mentalmente tem pensamentos positivos, é confiante, não é egoísta dentro do campo, não é influenciado por erros e críticas externas e usa-as para se tornar ainda melhor jogador.

terça-feira, outubro 14, 2008

Entrevista ao Treinador João Cabral



Como está a equipa preparada para o início da nova época?

Quero dar os parabéns a equipa porque nestas 4 épocas, este foi sem dúvida a melhor pré-época que realizamos. Neste momento posso dizer com toda a segurança que a equipa está pronta para competir. O trabalho de casa está a ser feito dentro do planeado, temos tido o grupo sempre disponível salvo uma ou outra situação particular, não tem havido lesões graves e a intensidade tem vindo a subir. O primeiro jogo com a equipa do Benfica vai ser um excelente desafio porque vai servir para perceber até onde conseguimos impor a nossa forma de jogar. No entanto também sei que ainda temos um caminho a percorrer enquanto equipa e tenho a certeza que com o avançar da competição esta equipa vai ficar ainda mais forte.

O grupo reforçou-se este ano, que mudança vai provocar na equipa?

Em primeiro lugar os novos elementos vieram dar uma maior profundidade à equipa. Este facto permite-nos implementar um sistema de jogo mais agressivo porque podemos proceder à rotação de jogadores, mantendo a intensidade necessária para que o sistema funcione. Por outro lado a própria competição em treinos aumentou, o que é benéfico para a equipa, porque treinamos com maior intensidade e com maior qualidade. Importante mesmo é que os que já formavam o grupo tiveram uma atitude excepcional na integração dos novos elementos, não os encarando como inimigos que lhes vêem tirar minutos mas como alguém que os vem ajudar a elevar a qualidade da equipa. Foram fantásticos. Só tenho pena de não poder contar com o Hector que por razões de doença da mãe não vai poder estar comnosco este ano. Aproveito para desejar-lhe em nome da equipa, muita força neste momento dificil. Estamos contigo Hector.

Como analisas individualmente os reforços da equipa?

Mais que analisar individualmente, cabe perceber o que eles podem fazer para ajudar a equipa a implementar o seu sistema de jogo. É obvio que a entrada do Zé Paulo que veio do Pte de Sôr, campeão da CNB1 zona Sul, por si só é uma mais valia, mas é o facto de ele poder dar maior velocidade e uma maior maturidade ao nosso jogo que vai ser determinante. Penso que tem caracteristicas diferentes do nosso base, o "Ninja" e podem-se complementar muito bem e inclusivé jogar ao mesmo tempo. Quem vai beneficiar deste facto são os nossos extremos, Paulo, Tiago, Mateus e Zando que vão ter sempre um base "fresco" em campo para os alimentar em contra-ataques. O Tiago Lebre e o André que estiveram parados o ano passado, estão a recuperar os índices atléticos e vêem acrescentar qualidade e maturidade à equipa o que nos vai permitir em certos momentos do jogo rodar mais jogadores sem baixar o nível de desempenho Desta forma o Grosas e o Fred têm mais competitividade dentro da equipa o que os vais obrigar a melhorar ainda mais o seu jogo. Outra ajuda importante é a entrada do Miguel Araújo e do Rui Brito, vieram acrescentar centímetros à nossa equipa juntamente com mobilidade e isso é um factor determinante de qualidade para podermos ter um sistema de jogo rápido e muito agressivo. Vão ser uma ajuda importante para o Marco e o Hugo na luta das tabelas

O que pretendes dizer com “sistema de jogo rápido e muito agressivo”?
Quero dizer que, como temos mais opções, não necessitamos de estar agarrados a sistemas fixos de jogo. Quero dar mais liberdade aos jogadores no ataque para jogarem o seu jogo, só assim se podem divertir e empenharem-se a 100%. Temos alguns princípios para facilitar a organização dentro de campo, o resto é interacção entre jogadores, é a sua qualidade que vai fazer aparecer as situações de concretização. Na defesa, também vamos ser mais ambiciosos, mais audazes. Queremos agir em vez de reagir. Vamos estudar os adversários e dificultar os seus padrões de jogo, obrigá-los a jogar como não gostam e esperar que desta forma baixem os seus níveis de eficiência.

Considero que somos priveligiados por podermos praticar um desporto como o basquetebol, num excelente pavilhão e com um grupo de qualidade que ainda por cima tem um espírito fantástico. Agora é só aproveitar os momentos.

1ª Jornada do VI C.N.B.1 Sul

Começa já este fim-de-semana o VI Campeonato Nacional de Basquetebol da 1ª Divisão (C.N.B.1) zpna sul.

Aqui fica o calendário da 1ª jornada:

1ª jornada - 1ª VOLTA (19/10/2008)

nº Visitado Visitante Data Hora Recinto Jogo

MBA/MONTISPORT - C.Lisnave/LibertySeg. 19/10/08 16:00 P Mun nº 1 Montijo

SIMECQ - Academia do Lumiar 18/10/08 18:00 Carlos Alb. Carvalho

Terceira Basket - A. C. Moscavide 18/10/08 20:30 Tomás de Borba

Algés - Imortal DC 18/10/08 17:30 Gomes Pereira

Sport Lisboa Benfica B - Clube Basket Queluz 18/10/08 21:30 Império Bonança

Aceitam-se apostas!!!!!

segunda-feira, outubro 13, 2008

1x1 com Nuno Rodrigues aka "Grosas"



Na sequência do primeiro 1x1 com o Tiago Severino, cabe desta vez ao nosso capitão Nuno Rodrigues(camisola vermelha na foto), conhecido por todo o mundo do basquetebol como Grosas, responder a 5 perguntas. Aqui fica o registo do 1x1.

És um dos jogadores mais antigos do CBQ e um dos capitães. O que representa para ti este clube?

NR: Este é o meu 8 ano no CBQ. É o gosto pelo Basquetebol pela sua prática e o prazer de treinar que me faz continuar a desejar jogar. Estar neste clube representa muito para mim. É um misto de orgulho e satisfação com a cumplicidade de jogar com pessoas que conheço à já uns bons anos. Temos um grupo de jogadores que já nos conhecemos desde o tempo do liceu e posso afirmar que é aqui que tenho dos meus melhores amigos.
Quanto ao orgulho passa pelo dissociar uma ideia preconcebida de uma equipa de “pernetas” a um grupo ambicioso e que deseja sempre mais. Este clube é o que nós fizermos dele e por certo teremos motivos para nos irmos sentido orgulhosos do nosso trajecto.


Quais são as expectativas da equipa para este inicio de época e o que pode melhorar em relação ao ano passado?

NR: Este ano penso que temos um grupo mais homogéneo, penso também que já nos conhecemos melhor e somos mais competitivos quer em treino quer, espero eu, em jogo. Queremos sem duvida ficar no top 4 da CNB1 zona sul e dps nos play off não há impossíveis temos elementos suficientes para num dia bom bater o pé a qualquer equipa.

Como tem sido o primeiro mês e meio de treinos?

NR: Os inícios de época são sempre algo complexo desde a ansiedade da retoma dos treinos à sensação de dor no corpo todo pela intensidade desse retomar. Mas quando se está num grupo em que sentimos prazer na companhia um dos outros as dores e o cansaço fica um pouco esquecido, para além que não deixamos ninguém esmorecer penso que este ano conseguiremos ser um grupo ainda mais coeso dentro e fora de campo.

Quais as expectativas para o jogo da 1ª jornada, com Sport Lisboa e Benfica B?

NR: Mais do que banalizar no desejo de vitória fica o desejo de que sejamos sempre uma EQUIPA e aí por certo que a vitória ficará bem mais perto.
Sabemos o que nos espera por isso vamos prontos para lutar por cada bola como se fosse a ultima.


Sendo um dos jogadores mais antigos da equipa, que mensagem tens para os que acabaram de chegar?

NR: Só posso dar-lhes o que de melhor temos no nosso grupo, compreensão amizade e uma mão sempre pronta seja para levantar do chão seja para aplaudir.
Este é o nosso ano, pois somos nós que podemos fazer a nossa história no CBQ.
Bem vindos e não se esqueçam sempre com:
ENERGIA, PAIXÃO E AMBIÇÃO.

1ª Jornada S.L.Benfica vs C.B.Queluz












Benfica vs Queluz
A 1ª jornada do C.N.B. 1 zona sul, arranca já no próximo fim-de-semana com a nossa deslocação ao pavilhão Açoreana Seguros para jogo vs o Sport Lisboa e Benfica.
O jogo irá-se realizar no sábado, dia 18/10/2008 pelas 21:30h.
Contamos com o teu apoio para esta deslocação.
Clube Basket de Queluz