terça-feira, outubro 06, 2009

Jogos Treino Vs M. Pia e SIMEC

Realizamos na passada 6a feira um jogo treino vs a equipa do M.Pia (CBN2 - Treinador Alfredo Sousa)no Pavilhão da Graça.

Foi um bom teste para o nosso grupo, permitiu criar algumas rotinas em termos de movimentações ofensivas, clarificando alguns aspectos determinantes nas leituras dos bloqueios (indirectos e directos). Sentimos alguma dificuldade nas situações de finalização, demonstrando ainda estarmos um pouco longe das % de lançamento desejadas. A ausência de alguns jogadores interiores diminuiu a capacidade de luta nas tabelas, dificultando as saidas em conta-atque.

Na 2ª feira realizámos um jogo contra o SIMEC (CNB1 - Treinador Henrique). Relativamente à época passada, o SIMEC apresenta um gupo renovado, com a integração de muitos jovens da equipa de sub18 e principalmente com 2 jogadores interiores que darão o equilibrio que faltava o ano passado em termos de luta nas tabelas.
Foi um jogo intenso, onde as defesas agressivas, controlaram os ataques que sentiram algumas dificuldades em criar situações faceis de lançamento.
O resultado final foi de 48 - 60?! com vantagem para nós, ficando claro que estamos mais perto do níveis defensivos que pretendemos implementar ao longo do ano, no entanto alguns promenores ofensivos e de maturidade na leitura do jogo necessitam de ser optimizados.

Esta semana, teremos os seguintes treinos:

4ª Feira:
21:30 Musculação 22:30 Treino de Campo

6ª Feira: 21:30 Musculação 22:30 Treino de Campo

Energia, Paixão, Ambição

segunda-feira, outubro 05, 2009

Entrevista com Treinador João Cabral


Quais as expectativas para a nova temporada?

Tendo em conta o Clube que somos, assim como todas as vicissitudes que existem numa equipa que treina das 22:30h as 24h da noite, pretendemos em primeiro lugar, efectuar uma temporada melhor do que a anterior.
Queremos fazer evoluir os jogadores em termos individuais e colectivos, de forma a optimizarem os seus rendimentos, renovar o grupo com entrada de novos elementos que se venham a enquadrar dentro do espírito já existente.
Queremo ajudar à promoção da prática do Basquetebol em geral e em particular do Clube Basket de Queluz como uma entidade respeitável, que ano após ano vem lutando para o desenvolvimento da modalidade no concelho de Sintra e a recuperação da credibilidade do Basquetebol em Queluz sempre no espírito que nos move de "ENERGIA, PAIXÂO, AMBIÇÂO.


O grupo reforçou-se este ano, que mudança vai provocar na equipa?

Mais do que falar de reforços, falemos de cultura de grupo. Na época passada tivemos alguns “reforços” que acabaram por não o ser uma vez que ao longo do ano não conseguiram atingir níveis de compromisso com o grupo que lhes permitisse ser uma mais valia.
Uma equipa não se mede pelos jogadores. Mede-se pela sua atitude e pelo compromisso com o trabalho que têem de desenvolver para quando chegarem à hora da verdade (jogo) mostrarem que estão à altura do desafio. Os nomes não jogam, o que conta é a atitude que cada um leva para o jogo.
É obvio que se o jogador for bom tecnicamente e se tacticamente for inteligente e souber ler o jogo é mais fácil ganhar, mas se não estiver presente nos treinos, com a atitude correcta, se não for agressivo, se não lutar por todas as bolas, se não der 200%, o mais provável é termos um grupo fragilizado e perdermos os jogos.

Há um livro baseado nos ensinamento do Treinador Nacional de Rugby, Tomás Morais com o título "Compromisso, nunca desistir" que engloba todas estas questões à volta dos grupos "amadores" que lutam para se autosuperarem. Aconcelho-o a todos os treinadores


Considera já ter o plantel encerrado ou ainda equaciona proceder a algumas modificações?

O nosso grupo nunca pode dizer que está fechado, temos sempre lugar para mais um, desde que venha acrescentar qualidade e se nós considerarmos que a sua participação será útil para o grupo.
Em termos mais específicos, este ano temos a entrada de 4 jogadores até ao momento, sendo que 3 deles têm menos de 21 anos, o que vem ao encontro daquilo que falei à pouco sobre a renovação da equipa. Emquanto não tivermos soluções vindas dos nossos escalões de formação teremos sempre de encontrar alternativas.


O Campeonato Nacional de Basquetebol da 1ª Div Sul vai contar com 12 equipas mais o CARJAMOR. É benéfico este acréscimo comparativamente ao ano anterior em só participaram 10 equipas?

Nós consideramos que é benéfico haver mais competição. Quanto mais melhor. Os jogadores e os treinadores querem é mais jogos, mais oportunidades de confronto, de avaliação de desempenho. Na época passada haviam apenas 10 equipas o que a partida significava que nenhuma equipa iria descer, e como o Benfica não participaria nos Play-Off, apenas uma ficaria de fora dos mesmos. Este tipo de sistema não é competitivo. Nós tentámos contornar esta questão convidando exactamente o CARJAMOR para vir jogar connosco durante a semana. Parece que este ano resolveram inclui-los na competição da CNB1. Óptimo. Não podia estar mais de acordo.

Benfica e Algés são os únicos candidatos ao título da fase regular ou mais clubes poderão entrar na discussão?

O Benfica está a fazer um trabalho notável com os escalões de formação, no recrutamento de talentos de outros clubes e na posterior integração na equipa B. Já jogamos com eles este ano e deu para perceber que, ou as equipas estão bem preparadas fisicamente ou na 2ª parte ele aceleram o jogo e ganham 10/20 pts de vantagem que gerem até ao fim.
O Algés tem um grupo muito interessante, à imagem do treinador, reforçou-se bem mas perdeu o base e este poderá ser um aspecto chave. Mas é possivelmente a equipa com mais condições para fazer frente ao Benfica.
De resto creio que as Equipas que desceram da PROLIGA, o Atlético de Alcântara com alguns “veteranos” de muita qualidade e o Atlético de Queluz com um grupo jovem muito aguerrido terão uma palavra a dizer nesta luta pelo 1º lugar cada um no seu estilo de jogo.
De qualquer forma é bom não menosprezar o Montijo que acabou em 4º o ano passado e este ano já mostrou estar forte ao eliminar a Academia da PROLIGA no torneio do Montijo, o Moscavide que se reforçou muito bem e, pelo que ouvi falar, o Olhanense que também tem um grupo forte.
Para mim, quanto melhor for o nível mais interessante se torna a competição.