terça-feira, fevereiro 16, 2010

Clube Basket de Queluz 39 - 59 Alges





Este fim de semana o Clube Basket de Queluz (10º) recebeu o Algés (1º) em jogo a contar para a 16ª Jornada, na qual os lideres da prova conseguiram impor o seu estilo de jogo e garantir uma vitoria importante, depois de terem sofrido uma derrota por 23 pontos contra o Montijo (3º).

O Algés entrou muito forte no jogo, conseguindo parar o ataque do CBQ através de uma defesa intensa, e de uma rápida rotação defensiva às mudanças de lado da bola e às situações de 2x1 no nosso jogo interior. A defesa resultou em sistemáticos contra-ataques que o Algés soube concretizar e quando não finalizava em contra-ataque, o ataque organizado com muita movimentação e constantes bloqueios indirectos abria espaços que os jogadores do CBQ não conseguiram anular. No final do 1º período o Algés demonstrava a sua superioridade através de um resultado de 4-21.

A partir do 2º período o CBQ assumiu aos poucos o jogo, conseguindo encontrar o seu ritmo ofensivo e principalmente, através de uma defesa mais activa, eliminar os espaços dados até então ao ALgés em ataque organizado, e efectuando o balanço defensivo de forma a evitar as situações de contra-ataque. A partir deste momento foi notória a dificuldade do Algés em libertar-se ofensivamente, marcando poucos pontos, e através de ataques equilibrados e faltas provocadas posteriormente convertidas da linha de lance-livre o CBQ consegui diminuir a desvantagem e ir para o intervalo a perder por 10 pontos.

O 3º período foi de equilíbrio constante, em que os sistemas defensivos voltaram a ser superiores às movimentações ofensivas e onde a luta pela posse de bola foi de uma entrega total. Mais uma vez o CBQ anulou bem as transições ofensivas do Algés através de um balanço defensivo eficiente obrigando-os a jogar em 5x5 (ataque organizado) onde teríamos maior vantagem, conseguindo assim, reduzir a diferença pontual até 6 pontos, que infelizmente não consegui segurar. No final do 3º período a diferença pontual era de 10 pontos.

O 4º período Através de mudanças defensivas o CBQ conseguiu surpreender momentaneamente o Algés, mas a fadiga começava-se a notar e a defesa agressiva do Algés soube aproveitar esse facto. O Algés provocou turnovers e roubos de bolas, o que lhes permitiu finalizar em contra-ataque aquilo que não tinham sido capazes de fazer em ataque organizado. Nos últimos minutos a equipa do CBQ não conseguiu manter a concentração precipitando-se no ataque, com lançamentos rápidos, sem preparação ou protecção no ressalto ofensivo o que abriu espaço para o Algés fazer o que gosta mais, correr e contra-atacar acabando com 20 pontos de vantagem. 39-59.

Próxima jornada temos uma deslocação ao Algarve para defrontar o Imortal de Albufeira, na luta pela entrada nos play-off.

Cumprimentos

Sem comentários: