terça-feira, outubro 14, 2008

Entrevista ao Treinador João Cabral



Como está a equipa preparada para o início da nova época?

Quero dar os parabéns a equipa porque nestas 4 épocas, este foi sem dúvida a melhor pré-época que realizamos. Neste momento posso dizer com toda a segurança que a equipa está pronta para competir. O trabalho de casa está a ser feito dentro do planeado, temos tido o grupo sempre disponível salvo uma ou outra situação particular, não tem havido lesões graves e a intensidade tem vindo a subir. O primeiro jogo com a equipa do Benfica vai ser um excelente desafio porque vai servir para perceber até onde conseguimos impor a nossa forma de jogar. No entanto também sei que ainda temos um caminho a percorrer enquanto equipa e tenho a certeza que com o avançar da competição esta equipa vai ficar ainda mais forte.

O grupo reforçou-se este ano, que mudança vai provocar na equipa?

Em primeiro lugar os novos elementos vieram dar uma maior profundidade à equipa. Este facto permite-nos implementar um sistema de jogo mais agressivo porque podemos proceder à rotação de jogadores, mantendo a intensidade necessária para que o sistema funcione. Por outro lado a própria competição em treinos aumentou, o que é benéfico para a equipa, porque treinamos com maior intensidade e com maior qualidade. Importante mesmo é que os que já formavam o grupo tiveram uma atitude excepcional na integração dos novos elementos, não os encarando como inimigos que lhes vêem tirar minutos mas como alguém que os vem ajudar a elevar a qualidade da equipa. Foram fantásticos. Só tenho pena de não poder contar com o Hector que por razões de doença da mãe não vai poder estar comnosco este ano. Aproveito para desejar-lhe em nome da equipa, muita força neste momento dificil. Estamos contigo Hector.

Como analisas individualmente os reforços da equipa?

Mais que analisar individualmente, cabe perceber o que eles podem fazer para ajudar a equipa a implementar o seu sistema de jogo. É obvio que a entrada do Zé Paulo que veio do Pte de Sôr, campeão da CNB1 zona Sul, por si só é uma mais valia, mas é o facto de ele poder dar maior velocidade e uma maior maturidade ao nosso jogo que vai ser determinante. Penso que tem caracteristicas diferentes do nosso base, o "Ninja" e podem-se complementar muito bem e inclusivé jogar ao mesmo tempo. Quem vai beneficiar deste facto são os nossos extremos, Paulo, Tiago, Mateus e Zando que vão ter sempre um base "fresco" em campo para os alimentar em contra-ataques. O Tiago Lebre e o André que estiveram parados o ano passado, estão a recuperar os índices atléticos e vêem acrescentar qualidade e maturidade à equipa o que nos vai permitir em certos momentos do jogo rodar mais jogadores sem baixar o nível de desempenho Desta forma o Grosas e o Fred têm mais competitividade dentro da equipa o que os vais obrigar a melhorar ainda mais o seu jogo. Outra ajuda importante é a entrada do Miguel Araújo e do Rui Brito, vieram acrescentar centímetros à nossa equipa juntamente com mobilidade e isso é um factor determinante de qualidade para podermos ter um sistema de jogo rápido e muito agressivo. Vão ser uma ajuda importante para o Marco e o Hugo na luta das tabelas

O que pretendes dizer com “sistema de jogo rápido e muito agressivo”?
Quero dizer que, como temos mais opções, não necessitamos de estar agarrados a sistemas fixos de jogo. Quero dar mais liberdade aos jogadores no ataque para jogarem o seu jogo, só assim se podem divertir e empenharem-se a 100%. Temos alguns princípios para facilitar a organização dentro de campo, o resto é interacção entre jogadores, é a sua qualidade que vai fazer aparecer as situações de concretização. Na defesa, também vamos ser mais ambiciosos, mais audazes. Queremos agir em vez de reagir. Vamos estudar os adversários e dificultar os seus padrões de jogo, obrigá-los a jogar como não gostam e esperar que desta forma baixem os seus níveis de eficiência.

Considero que somos priveligiados por podermos praticar um desporto como o basquetebol, num excelente pavilhão e com um grupo de qualidade que ainda por cima tem um espírito fantástico. Agora é só aproveitar os momentos.

5 comentários:

Anónimo disse...

E quem fala assim não é gago!!!
Bom trabalho Coach lá estarei para nos momentos certos qual sniper os deitar abaixo.

Um abraço

Grosas

fernando disse...

Desejo-vos uma optima epoca!

Agora que actualizam regularmente a pagina vou poder seguir e vibrar com a evolucao da equipa.

Grande abraco,
Fernando

João Cabral disse...

Grande Fernando...;)

Abraço amigo

Fred disse...

Coach..:)
É bem verdade o que dizes, a nossa equipa está mais forte, trabalhamos mais que em outros anos, por isso só podemos esperar uma época mais positiva.
O primeiro objectivo é os Playoff, penso que temos toda a capacidade para alcançar esse objectivo.

Mas como diz o Felipão o Mata Mata vai começar e o nosso começa no estádio da luz...:).

É fundamental encararmos cada jogo como se fosse uma final, só assim poderemos alcançar os nossos objectivos, para evitar alguma passividade em certos jogos.

Se trabalharmos sempre como equipa e pensarmos no grupo e não no nosso ego penso que temos condições para realizar uma excelente época.

Abraço e no próximo treino lá estarei

Anónimo disse...

vamos a eles... é nitida a orma mais competitiva como encaramos os treinos e os jogos de treino.... estamos todos juntos no mesmo barco, vamos ser fortes equipa.

abraço Bruno Sousa ;-)