terça-feira, outubro 20, 2009

O 1º "Derby" em Queluz







Esta semana, a história do basquetebol nacional terá um momento especial em Queluz. Fruto de vários acontecimentos registados ao longo dos últimos anos, o basquetebol português assistiu ao aparecimento do Clube Basket de Queluz, principalmente formado por jovens valores das camadas de formação do Clube Atlético de Queluz que optavam por seguir a prática da modalidade, num conceito não profissional.

As vicissitudes dos tempos modernos determinaram, que esse clube histórico que é o Clube Atlético de Queluz, após uma gloriosa conquista do campeonato nacional há algumas épocas atrás, caísse nos escalões secundários, vergado por constrangimentos financeiros, estando neste momento a disputar a mesma competição que nós, a C.N.B. 1.

Regressando às origens, o histórico Clube Atlético de Queluz voltou a apostar, e bem, nos jovens vindos da sua formação, demonstrando que continua a ser uma escola de formação de jogadores de referência e de qualidade em Portugal. A este respeito cabe homenegear o trabalho exaustivo dos treinadores que foram passando ao longo dos anos pelo clube contribuindo de forma decisiva para a cultura de dedicação existente.

No próximo fim de semana, estes jovens, defrontarão o novo Clube da cidade, o Clube Basket de Queluz, onde curiosamente podemos encontrar alguns jogadores, que fizeram a sua formação exactamente no C.A.Q. e que levaram o Clube Basket de Queluz, da C.N.B. 2 à C.N.B 1.

No fundo, este jogo é um encontro de gerações. Representa muito do que o basquetebol em Queluz procurou ser ao longo dos anos, um espaço onde os jovens portugueses pudessem, praticar a modalidade que tanto gostam e afirmarem-se num contexto de competição sénior.

Para mim como ex-jogador do C.A.Q e treinador do C.B.Q, é um privilégio poder participar neste encontro e mostrar que em Queluz, continuasse a trabalhar para que o basquetebol seja uma realidade, num ambiente saudável e competitivo.

O tempo acabará por demonstrar que em Queluz, o basquetebol está fundido com o código genético de cada um e que por mais que os tentem derrubar, estes hábeis "gauleges" continuaram irredutíveis, convictos que a energia, paixão e ambição que nos caracteriza, é indestrutível.

Para a história, mais que o resultado e os seus intervenientes, ficará um momento raro de transição. O final de um ciclo e o início de outro.

Caberá às gentes do basquetebol em Queluz, decidir o futuro que querem.

Sem comentários: