quinta-feira, março 04, 2010

Análise da CNB1 site FPB 03.Março.2010

Benfica B lidera isolado

A luta pelos lugares cimeiros na CNB1 Norte está ao rubro. Após um longo período de invencibilidade por parte do Infante de Montemor, apenas o líder FC Porto “B” conseguiu interromper a onda vitoriosa dos visitados. Deste modo, portistas, ACR Vale de Cambra, Gaia e Guifões, todos vencedores na jornada, continuam na luta pelos primeiros lugares na tabela classificativa, acompanhando de perto os “B” dos Dragões. Na Zona Sul o destaque vai para a equipa B do SL Benfica que, depois de vencer a SIMECQ, por 76-57, e beneficiando da derrota do Algés diante do CA Queluz (56-65), assumiu isolado o comando da prova.



Luta acesa pelos lugares da frente

A exemplo do que têm vindo a fazer, os Dragões bateram os homens de Montemor por 61-87, conseguindo uma certa hegemonia ao longo de toda a partida. Venceram e convenceram, permitindo apenas um parcial de 18-18 no terceiro período do encontro que rapidamente emendaram.

Na disputa desta semana, ACR Vale Cambra, F.C. de Gaia e Guifões, venceram em casa os seus adversários Beira-Mar, Salesianos e Olivais, respectivamente. De salientar as derrotas de Olivais que vinha a fazer uma época razoável, perdendo agora por 66-59, resultado que denota algum equilíbrio na partida.

O Beira-Mar que, apesar de ter iniciado o ano em bom plano, não tem conseguido manter os resultados positivos, sucumbindo mais uma vez, agora frente ao segundo classificado ACR Vale Cambra por 81-54, afundando-se na classificação, encontrando-se na 9ª posição.

Também os Salesianos não foram capazes de se superiorizar aos homens de Gaia que vencendo categoricamente por 72-51 não largam a terceira posição na tabela, enquanto a Sanjoanense viajou até à Madeira e voltou às vitórias, derrotando o último classificado União por 71-87.

Quanto ao último classificado, os Atómicos, perderam mais uma vez frente à melhor apetrechada equipa de Valença por 52-74, num encontro em que os minhotos estiveram sempre na frente, acabando o encontro dando minutos de jogo a todos os seus atletas menos utilizados.

Assistiremos assim a uma empolgante recta final da fase regular da prova, esperando-se jogos verdadeiramente emotivos e competitivos, garantia de levar aos pavilhões muitas pessoas, na esperança de verem a sua equipa vencer, aguentar /ou subir na tabela.

Algés cedeu frente ao CA Queluz

Realce ainda para a vitória caseira do Imortal frente ao Montijo BA (61-49) que aproximou os algarvios dos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Os encarnados não facilitaram na deslocação até à Cruz Quebrada, acabando por vencer de uma forma natural a SIMECQ, como demonstra a diferença pontual entre as duas equipas no termo do encontro (76-57).

Num dos jogos grandes da jornada o CA Queluz conseguiu um importante triunfo diante do Montijo BA, adversário directo na tabela classificativa. Com esta vitória a equipa de Sintra aproximou-se do 3º lugar da geral, ficando apenas a uma vitória de distância da formação da margem Sul do Tejo.

Quem não conseguiu manter-se no topo da classificação foi a equipa do Algés, que saiu derrotada da viagem que fez até Albufeira para defrontar o Imortal DC (49-61). Com os triunfos deste fim-de-semana de Imortal e CAQ criou-se um fosso na tabela classificativa, com as 5 primeiras classificadas a destacarem-se das demais. Tendo em conta que os benfiquistas não participam no playoff, começam a definir-se quais as equipas que terão vantagem na 1ª ronda.

Acabou por ser uma ronda proveitosa para as equipas de Sintra, já que o Basket Queluz, em dia de comemoração do seu 4º aniversário de existência, também venceu o Olhanense (72-71), numa partida onde a emoção foi levada ao limite. Ao vencer pela diferença mínima, os homens de Queluz deram mais um pequeno passo, mantendo acesa a chama de estar presente entre as 8 melhores equipas no final da fase regular.

Quem continua em queda é o Atlético/SLIMCEI que, depois da derrota nesta jornada, em casa do Moscavide (71-77), somou o 4º desaire consecutivo no campeonato. Tirando partido do factor casa a formação de Moscavide não desperdiçou a oportunidade de poder ultrapassar na tabela classificativa o seu adversário, subindo mais um degrau rumo ao seu objectivo.

De regresso à ilha, o Micaelense/FrutariasSMG manteve, por sua vez, a tendência de vitória quando actua perante o seu público, superando o CBA - Auto Prudente (68-49), que com esta derrota não conseguiu fugir do incómodo lugar de lanterna vermelha. Os insulares passam a ter um registo 50% vitorioso (9 vit e 9 der) sendo que dos nove triunfos conseguidos, 6 foram alcançados na ilha de S. Miguel.

Sem comentários: